"Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e
sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade."
(Nietzsche)


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Aos meus colegas farmacêuticos


Eu poderia descrever pessoas, objetos e situações com extrema imparcialidade, se assim desejasse. Mas, agora que tento descrever como me sinto em relação aos colegas que, junto comigo, trilharam esses quase cinco anos de faculdade... as palavras se escondem!
Como ser imparcial ao relembrar os rostos daqueles calouros assustados? Com ânsia de conhecimento... com sede de novas amizades... com o coração repleto de sonhos.
Lembro, que a minha primeira impressão foi a de ter rumado na direção certa. Sabia que em meu destino deveriam aparecer pessoas como aquelas. Era um mundo novo, repleto de contrastes e de opiniões discrepantes. Mas, pouco a pouco, cada uma daquelas pessoas me cativou de forma ímpar. Aprendi a vê-las de outra forma... a admirá-las por mais irrelevantes que parecessem suas qualidades. Eu aprendi a torná-las, diferentemente entre si, parte da minha vida.
Poderia detalhar inúmeras reuniões de estudo, onde as químicas nos faziam perder o cabelo, onde a farmacologia nos fazia suar as mãos de nervosismo, onde as histórias fantásticas contadas nos faziam gargalhar. Em muitas outras, ao invés de estudar, discutíamos filosoficamente sobre relacionamentos ou sobre a profundidade da vida. Descrever as bebedeiras e porres homéricos já presenciados, as farras e mais farras onde nos esbaldamos. Eu, escrevo por outro motivo.
Nesse final de semana, peguei-me a contemplar a turma toda reunida. Todos posando para fotos, sorridentes, orgulhosos e sim, FELIZES. Foi nas lágrimas emocionadas de um desses companheiros, que meu coração parou para absorver cada detalhe daqueles momentos. Tive a impressão de que todos ali viram passar o velho filme, desde o início até a última foto... com direito a cada queda e a cada grão de poeira sacudido ao levantar.
Hoje, observei atentamente cada foto. O que fica nas fotografias? Somente imagens? Não! Os laços invisíveis que nos envolviam também ficam. As cores, as figuras, os sorrisos... a luz do sol passando sobre os nossos amigos e, até mesmo, o afeto por muitos desconhecido. Fica todo esse sentimento que o final se aproxima e essa etapa vai deixar saudades. Fica a vontade de, mesmo querendo se formar o quanto antes, retardar a quebra desse vínculo. Só para poder aproveitar um pouco mais do que passou despercebido até aí. Só para tratar aquela pessoa de outra forma. Só para que, algum tempo depois, possam apontar para a sua imagem e esboçar um sorriso terno... e sentir falta... e sentir que você também fez parte daquela conquista.

A Farmácia não é uma profissão fácil. Não é um curso qualquer. Não é para um quaquer. O farmacêutico é antes de tudo um forte. Mesmo quando é apontado como um mero balconista. Mesmo quando a equipe hospitalar não o valoriza. Mesmo quando a sociedade o desconhece por trás do exame diagnóstico, da pílula diária, da loção corporal. Manipulando a razão e a emoção para obter a cura, administrando a vida. Ele está sempre ali, disponibilizando seu conhecimento e trabalho. Cometendo o erro de não cobrar o devido valor da sua profissão.
E com toda a dificuldade de ser farmacêutico, aqui estamos. Por motivos diferentes, com estratégias diferentes, partindo para rumos diferentes... esperando que a entrega, a satisfação e a essência não sejam diferentes. Como diria Quintana, "Sonhar é acordar-se para dentro."
Eu gostaria de abraçar afetuosamente cada um dos meus colegas agora... e fazê-los perceber que nada nesses anos foi em vão.
Eu gostaria de dizer "muito obrigada" a todos, por me proporcionarem evolução profissional e pessoal, independentemente do momento em que isso ocorreu.
Eu gostaria de segurar a mão de cada e dizer que esse laço não precisa ser desfeito.
Eu gostaria de sentir tudo isso de novo, só para ter certeza que não perdi nenhum detalhe.
Se perguntem: Por que não o fiz???
Eu tentei dizer e fazer... as palavras engasgaram e eu segurei minhas lágrimas. Não por vaidade ou orgulho. Achei mais importante deixar tudo isso no meu sorriso, mesmo que eu não saísse bem nas fotos... pois era o meu sorriso que demonstrava o quanto eu estava nostálgica, emocionada e agradecida. No meu sorriso eu tentei passar o quanto eu gostaria de apertar esse laço e deixá-lo me envolver pra sempre.
Não seria justo se eu não escrevesse esse turbilhão de emoção que sacode meu peito.
Por aqui eu retribuo cada abraço que me foi dado, cada beijo desprendido, cada sorriso retribuído.
Por aqui eu digo o quão importante vocês foram para que eu me tornasse o que sou hoje.
Por aqui eu peço que revejam as fotos e tentem observar além da imagem.
Não posso deixar para dizer isso no dia da formatura, porque eu poderia não dizer da mesma forma, não descrever tão bem ou não ser fiel e me acovardar.
Segundo Voltaire, "Uma coleção de pensamentos deve ser uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males". Em meio a todas as fotos, façamos uma coleção de pensamentos para que entendamos o real sentido do momento.
Como em juramento diremos:
"E espero a graça divina do amparo, para que eu saiba cumprir com dignidade a minha profissão."
Aos formandos de Farmácia 2009.1 da UFRN, meu mais terno abraço e mais envolvente sorriso.


8 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

Parabéns pelo diploma.

Jana disse...

parabéns menina!

Sucesso!

beijos

Cadinho RoCo disse...

Farmacêutica?
Linda publicação vem cá parabéns abraço beijo malvado hoje não vale não senhora sucesso e eu já desconfiava mas não sabia ser você remédio bom em minhas navegadas.
Cadinho nRoCo

Srta Emy disse...

Táxi, Jana...
Obrigada pelos votos, muito mesmo!
Cadinho, farmacêutica sim!:P remédio bom?? Será??Aahuahauhau... Beijão pra vcs!
:*

Janaina disse...

Parabéns!!
O post ficou lindo também.
Sempre me emociono com formaturas, acredita?

Anônimo disse...

Aiiin amiga..
Confesso fiquei 'memocionada'... xD
Nossa... tava com saudade de ver esses textos tão bem escritos por vc, que descrevem tão bem e nos fazem imaginar o q vc sente!!
Obrigada pela homenagem, afinal somos amigas farmacêutica!!!
Obrigada por fazer parte da minha vida!!
=*

Cadinho RoCo disse...

Só um passeio para que a farmacêutica não esqueça dessas pílulas em forma de comentários.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

não posso negar..com ctz a postagem q me deixou mais emocionado..sério mesmo quase choro..e quanto as nossas conversas??lembra q agente gostava de ficar advinhando como vai ser depois disso tudo ter passado?!jah estah acontecendo neh?!putz!!mas eh assim mesmo..ao menos me consolo q vc tah na minha agendinha das q eu vou estar sempre mantendo o contato..bjos